Como Fazer Um - Dicas, tutoriais e Passo-a-passo.

28 de jun de 2010

Como fazer um painel de energia solar em casa

Crie você mesmo seu painel solar caseiro com diodos!!!

Assim como os paineis solares, os dios são feitos de silício.
Este é apenas um "faça você mesmo" breve, por isso é somente uma ideia que poderá ser melhorada por você.
Para quem não sabe o que é um diodo na figura abaixo é mostrado como ele é e quais são suas  ligações.

Um diodo de silício é um semicondutor de duas portas que conduzem o fluxo da corrente em uma direção. E na próxima figura é mostrado um diodo de verdade. 


Agora que você já "sabe" um pouco sobre os diodos vamos á montagem. Mas lembre-se que vamos usar o diodo 1n4148 e ele pode ser encontrado facilmente em lojas de manutenção de TVs, SOMs, DVDs, etc. O valor dele pode variar entre R$0,50 á R$4,00 porém você pode pedir que retire ele de uma placa usada que não sirva mais,  pessa ao técnico que confira se ele esta funcionando normalmente, e assim ele pode sair até mais barato. 
Essa experiência podera ser montada em feiras de ciências de sua escola, e portanto terá que ter um multímetro para medir a corrente, pois a corrente gerada não é lá essas coisas, sendo assim será muito dificil ligar um LED ou uma pequena lâmpada. 
Na imagem abaixo é mostrado o esquema e como deve ser feitas as ligações.  
 Para gerar energia você terá que ter uma lanterna ou usar a luz solar. A luz terá que "bater" nos diodos, quanto mais luz mais energia será gerada. Qualquer dúvida pode deixar um comentário.




21 comentários:

  1. Colega, da para usar esse sistema em serie!
    Percebi que é possivel conseguir mais energia em serie do que em paralelo, quando ligo em serie não consigo usar a energia pra nada por favor entre em contato (holanda_rodrigues@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Bruno acabo de te enviar um email. Aguardo seu contato.

    ResponderExcluir
  3. ei descobri um geito de melhorar a capacidade deles usei alguns capacitores e ao inves de luz solar usei luz de laser comum, desses que vendem na feira livre melhorou e muito!

    ResponderExcluir
  4. Olá Henrique adorei esse tuto, porem estou com umas duvidas daria para acender 'pisca pisca' aumentando o numero de diodos?

    Estou fazendo eu projeto pra feira de ciências pro meu colégio.

    meu email: fabigravina@yahoo.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Olá colega , gostaria de saber se este painel caseiro funciona so com 4 diodos ou ,eu posso usar varios diodos em serie ,o que talves aumentaria o desempenho da corrente ?

    ResponderExcluir
  6. kljngfdgpinõhn~hmptronhpntfiph

    ResponderExcluir
  7. A energia que os dos diodos geram na luz é alternada ou contínua?

    ResponderExcluir
  8. KKK eu usei mais ou menos 10 mil diodos em série, isso gerou energia suficiente para acender uma led... aushaushhsshuahsuahsuahsuahsuash

    ResponderExcluir
  9. no mercado livre está de 9 reais um pacote com 100 diodos^^ vou add na minha lista de projetos que quero realizar ;) vlws pela dica.

    ResponderExcluir
  10. muito legal, vou tentar com uns 8 diodos pra ver se dá pra acender um LED

    ResponderExcluir
  11. Hehe vou comprar 1000 diodos desses no mercado livre, vao ser 35 reais de investimento e se o site estiver certo esses 1000 diodos vao me gerar 200 volts, so resta saber a amperagem, isso se 4 diodos fizerem 0,80v. Alguem pode me falar se eu colocar um fundo preto aumenta a capacidade?

    ResponderExcluir
  12. Outra duvida, o diodo gera energia com luminosidade ou com calor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Luiz Fernando A Principal Matéria dos Diosos São Cristal e Fosforo, Dando a Ele Um, por tanto quanto maior a intencidade de dopagen do diodo mais maior a condutibilidade dos cristais, sendo assim quanto maior a temperatudo de um diodo maior será a condutabilidade de energia formada entendeu.. Só naun coloca Temperatuda d+ que isso poderá ocasionar em danos no diodo.
      qualquer duvida meu Endereço é esse ai :
      Andersonbiguliin@live.com meu msn..

      Excluir
  13. Olá Luiz Fernando, Mil diodos não vão gerar 200 volts nunca, e a amperagem vai ser menor do que 100 miliamperes. Só fosse fácil assim seria usado diodos em vez de placas de germanio para gerar energia solar. Desde já obrigado pelas perguntas.

    ResponderExcluir
  14. Bom no exemplo do Luis_Fernando, foi que ele pensou que o multimetro desenhado era verdade a voltagem. Mas a voltagem de 4 diodos em paralelo sao de 0,1v e nao sei a amperagem (alguem poderia me informar?). Alguem me diz se em serie tem alguma diferença (penso que em paralelo e como desenhado no post e em serie e a perninha do negativo de um diodo junto a perninha positiva de outro diodo).

    ResponderExcluir
  15. Sera que o diodo zener 1N4742 tambem serve? como ele e mais caro sera que ele e mais potente para o caso de geraçao de energia?

    ResponderExcluir
  16. podemos almentar a energia do doido uliziando objetos espelhados em sua baser para almentar a luminozidade do sol ?

    ResponderExcluir
  17. Olha Filipe não vai adiantar muita coisa pois a tensão gerada pelos diodos são baixas.

    ResponderExcluir
  18. olá gostaria de saber se outro diodo mais potente gera mais energia que este diodo??? MANDA PRA ESTE e-mail rafinhacosern2@hotmail.com meu MSN obrigado!

    ResponderExcluir
  19. amigo ser eu colocar um diodo para um lado e o outro para o outro la eu conseguirei mais ernegia

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários que contenham:
- Discriminação, racismo ou apologias.
- Links ou emails.
- Sem relação ao post.
Todos os comentários são moderados.

Pesquisar

Arquivo do blog

Me siga por email

O blog Brtuto foi criado para pessoas que gostem de "tecnologia caseira". Aqui você poderá baixar e ler projetos de vários tipos desde mecânica até eletrônica. Dúvidas entre em contato pelo twitter @brtuto ou pelo email brtuto@ymail.com

  © Brtuto 2011

Voltar ao Topo